29.1.16

Pin up — Como surgiram?

Traduzindo pro inglês a palavra Pin Up significa "pendurar". Na época dos anos 30, 50 os soldados tinham em suas paredes pinturas de mulheres que tinha esta essência "inocente" e "sensual" ao mesmo tempo, e eles penduravam esses catálogos onde estavam "morando" para ficar admirando as mulheres.
A partir daí, vários mulheres começaram a adquirir o estilo "pendurar" pin up, roupas coladas, cintura alta, cintura fina, delineador e batom vermelho. Este era basicamente o estilo padrão de uma pin up, como basicamente até hoje.
Na época que começaram a surgir essas "fotos" de mulheres usando roupas provocantes, seminuas ou nuas, era extremamente ofensivo para a sociedade ver uma mulher usando este tipo de roupa, digamos que foi a partir daí que muitas mulheres começaram de fato usar roupas deste tipo, e digamos que foi também onde começou a surgir uma espécie de "feminismo", levando em conta que muitas mulheres começaram a "cagar e andar", para o que a sociedade pensava delas usando roupas provocantes.
http://lounge.obviousmag.org/letras_pulsantes/assets_c/2013/08/images%20(5)-thumb-600x278-46996.jpg
Hoje em dia as pin up mais famosas são Marilyn Monroe, Dita Von Teese e Betty Pagie. O termo pin up teve várias modificações ao longo do tempo, desde ser mais voltado pro termo sexual quanto pro termo vintage/retro de moda. Katy Perry, Christina Aguilera também são um exemplo de pin up da atualidade e claro, nossa querida Pitty não poderia deixar de faltar.
http://lounge.obviousmag.org/letras_pulsantes/assets_c/2013/08/katy-perry-pin-up1-thumb-600x293-46998.jpg
Mas uma das marcas do pin up hoje em dia é de fato, o movimento feminista pois, desde os anos 30 as mulheres ousaram ir contra a sociedade que queriam impor o que ela deveriam ou não usar em público, e hoje em dia, é um dos símbolos feministas, uma mulher de cabelo amarrado com um lenço vermelho, com franjinha, delineador, batom vermelho, camiseta jeans e com os braços levantado mostrando o músculo.
Hoje em dia eu ainda me pergunto, como uma pin up poderia ser feminista, se quem as criaram foram homens para homens (pinturas) apenas para satisfazer seu próprio desejo? A partir do momento em que a sociedade dizia que mulheres comportadas e "de família" só poderia usar roupas comportadas pois, seria de grande erro uma mulher de "respeito" sair vestida como as moças que os homens ficavam admirando nas paredes. Porém, as mulheres começaram a usar roupas do estilo do mesmo jeito, a sociedade achando bom ou ruim — neste caso ruim. Por mais que, quem tenha criado este estilo tenha sido homens, para homens pois apenas homens poderiam ver, muitas mulheres foram contra isto. Elas gostaram, elas usaram! Talvez seja por isso, que um dos símbolos feministas, seja uma pin up, pois elas usaram um estilo em público, mesmo sabendo que a sociedade ia contra.
http://musicapave.com/wp-content/uploads/amy_winehouse_pinup_posters_renato_cunha.jpg
Apenas analise, se em 2016 um batom vermelho ainda é visto como "puta", imagine nos anos 30? Era provavelmente, a mulher do inferno e muito provável as levariam para queimar se na época eles ainda queimassem "bruxas".

11 comentários:

  1. É incrível como o mundo dá voltas. Os homens ficavam admirando as pin up pelas suas formas e roupas ousadas. Com o tempo as mulheres passaram a admirá-las e até se tornaram um simbolo do feminismo. Imagino o que falaram da primeira mulher que foi ousada o suficiente pra sair de casa com roupas de pin up. Nunca entendi essa polêmica contra o batom vermelho, tanto que é a cor que mais uso e mais combina nos meus lábios. Uso e não estou nem ai. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah eu também não entendo por que um simples batom pode ser rotulado nos lábios de uma mulher "nude= santinha" "rosa= patricinha" "vermelho= puta" tipo.... século XXI e a sociedade ainda rotulam as mulheres.
      Eu sempre usei batom vermelho, amo sou <3 e é lindo. hahah temos que usar o que gostamos mesmo e ficar nem ai para a sociedade, pq a gente usando ou nao, sempre seremos rotuladas e julgadas, então se é para ser julgada, então que seja por algo que eu gosto u.U hahha

      Excluir
  2. Ahh eu adoro!
    Na minha faculdade de moda, já fiz um trabalho sobre. E a minha amiga fez o TCC dela sobre pin ups. Tudo muito lindo! *--*

    Tem postagem nova: http://fabbilemos.blogspot.com.br/

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber um pouco mais sobre a historia. Fico imaginando como deve ter sido passar por todos os tabus da época né!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ter sido difícil, se hoje em dia já é difícil para nós mulheres quebrar tabus imagine na época? hahah

      Excluir
  4. Oi, Jess! Adorei o post, você explicou muito bem o que é uma pin up e a importância que tem para o feminismo.
    Beijinhos ;P


    Borboletas de Papel
    | Dossiê Cultural
    Conheça o projeto literário #12HistóriasBrasileiras e participe!

    ResponderExcluir
  5. Eu já sabia algumas coisas sobre as garotas pin up, mas conheci um pouco melhor aqui lendo seu post. É bem contraditório e acaba levando à reflexão mesmo!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que legal Jessie, não sabia da historia do pin up <3 adorei o post
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  7. Eu acho muito legal a história das pin ups, porque desde aquela época as mulheres sempre tentaram quebrar as regras do tradicionalismo, através da roupa, do batom e da atitude.
    Beijos!
    http://www.universovanguarda.com/

    ResponderExcluir
  8. Amo pin ups mas não conhecia a história por trás disso, posso dizer que amo ainda mais agora. :)
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  9. Dita Von Teese, Christina Aguilera and Monroe are my favs

    xx

    www.caetera-moda.blogspot.com

    ResponderExcluir

Bom se você comentar aqui por favor fale da postagem e se você seguir avise-me que esta seguindo mais por favor fale da postagem, comentários como "seguindo, segue de volta" serão totalmente ignorados, comentários ofensivos a mim ou a qualquer outro blog sera excluído e ignorado, obrigado pela atenção.
Blog II *u*
RAWR Jhessy

Alguns emotions para você usar:

♥❤∞ ☆ ★ ✖ 。◕‿◕。® ™ ☏✿゚✤
(◕‿◕✿) 。◕‿◕。 ⊱✿◕‿◕✿⊰(◡‿◡✿)(◕〝◕)◑▂◐ ◑0◐ ◑︿◐ ◑ω◐ ◑﹏◐ ◑△◐ ◑▽◐
●▂● ●0● ●︿● ●ω● ●﹏● ●△● ●▽●
⊙▂⊙ ⊙0⊙ ⊙︿⊙ ⊙ω⊙ ⊙﹏⊙ ⊙△⊙
≡(▔﹏▔)≡

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...